USO DE LANÇA-PERFUME - CULTURA CARNAVALESCA OU RISCO PARA SAÚDE?
Uma pequena história...
O lança-perfume foi industrializado na Argentina e importado para o Brasil do início do século XX. Ele aparece no carnaval de 1906 no Rio de Janeiro, tornando-se popular como símbolo do carnaval.
Era embalado em frascos dourados (como podemos ver na foto) e utilizado até como uma brincadeira inocente, onde esguichava-se o produto entre os foliões causando uma sensação refrescante, agradável e perfumada.
Em 1961, após muitas mortes por parada cardíaca e por embriaguez seguida por quedas em janelas o Presidente Jânio Quadros acatou uma sugestão do jornalista Flávio Cavalcante e por seu decreto o uso do produto foi proibido inicialmente em salões e posteriormente a sua importação.
[ Referência: http://despolitizado.blogspot.com/2009/02/as-drogas-no-carnaval-parte-1lanca.html ]
Se considerarmos o lança-perfume no ano de 1900 podemos dizer que foi, sem dúvida, uma cultura carnavalesca, e que esse ato não era visto como um risco à saúde, e sim como uma brincadeira. Foliões por todo o país usavam sem saber o risco que poderia causar.
Já nos dias atuais sabemos o risco que corremos, porém devido ao seu uso por vários anos a população continua usando, mas agora de uma maneira ilegal, pois é proibido.
Hoje em dia há o conhecimento de muitas drogas psicoativas, e devido à isso, o lança-perfume ainda é usado como sendo a droga mais "fraca", com menos efeitos adversos e menos dependências, o que não é verdade, pois sabe-se que o uso crônico pode causar lesões no fígado, rins e degenerações progressivas de nervos periféricos como os da perna, levando a transtornos no andar, podendo chegar à paralisia. (referência: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/drogas/solventes-ou-inalantes2.php)
O uso de lança-perfume sempre será uma cultura carnavalesca, mesmo sabendo seu risco à saúde ou não!
Muito boa a postagem,bem simples e explicativa,além de conter uma parte histórica muito interessante sobre o Lança Perfume!
ResponderExcluir